O deputado estadual João Magalhães visitou as obras de acabamento da Unidade Neonatal do Hospital César Leite Hospital Cesar Leite. A construção foi inaugurada na segunda-feira, 18/02, no terceiro andar do prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e recebeu recursos do Governo de Minas e da Prefeitura de Manhuaçu.

A UTI neonatal é um espaço reservado para tratamento de recém-nascidos em risco iminente de morte como: prematuros e de bebês que apresentam algum tipo de problema ao nascer. A estrutura em Manhuaçu evitará o deslocamento de bebês aos grandes centros. Por anos, este traslado entre as cidades não apresentava final feliz com a perda de vidas durante o trajeto. Casos de prematuros limítrofes são atendidos com o Projeto ‘Canguru’, no HCL.

Agora, com a instalação desta UTI Neonatal os bebês de risco ou prematuros receberão os cuidados médicos apropriados à sua recuperação e ao seu desenvolvimento na própria cidade.

A parte da construção da UTI recebeu recursos do Governo do Estado, ainda em 2012, mas depois o convênio não foi concluído e as obras paralisaram. Em agosto de 2018, a Prefeita de Manhuaçu Cici Magalhães repassou recursos da ordem de 275 mil para a conclusão da unidade.

“Esta é mais uma grande conquista para toda população de Manhuaçu e região, pois os bebês serão assistidos por uma equipe de saúde especializada e contarão com máquinas e equipamentos que, nestes primeiros dias de vida, lhes garantirão funções vitais e deixarão os familiares mais confortáveis em relação ao atendimento médico de seus filhos”, ressalta o provedor do Hospital César Leite Sebastião Onofre Carvalho.

Segundo a direção do Hospital, a visita do deputado João Magalhães também serviu para mostrar como está ficando a unidade e pedir o empenho para a liberação de recursos para que a Administração do HCL consiga comprar os equipamentos necessários ao pleno funcionamento.

O Provedor do hospital, Sebastião Onofre, ressaltou que, mesmo assim, tudo está preparado para iniciar os atendimentos. “O HCL já possui cerca de 60% dos equipamentos necessários para o setor. Já contratamos médica especialista em neonatal. Encaminhamos enfermeiros para treinamento específico, pois, a UTI neonatal é completamente diferente da UTI de adulto. Nosso pedido agora é para que o deputado nos ajude para a aquisição dos equipamentos e o credenciamento da unidade”, comentou. A visita foi acompanhada do vice-prefeito Renato Da Banca (presidente do Conselho Superior do HCL) e do Secretário de Comunicação Social de Manhuaçu, Eron Elias .

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here